FANDOM

SONY

A SONY foi fundada em 1946 por Masaru Ibuka e Akio Morita com o nome de Tokyo Tsushin Kogyo K.K. e foi a primeira a fabricar um gravador de fita cassete no Japão, sua primeira localidade foi em um dos grandes armazéns bombardeados e  a companhia só  passou a se chamar Sony quando o produto começou a ser vendido nos EUA, o nome americano foi adotado para que o produto pudesse ser vendido, os produtos japoneses naquela época tinham má fama.

 A SONY foi pioneira e responsável pelo lançamento de muitas invenções. Entre elas está a primeira televisão miniatura(1962), o primeiro equipamento portátil de vídeo tape(1967), o primeiro relógio-digital(1968), o primeiro vídeo-gravador a cores(1971), a primeira câmera eletrônica(1981) e a primeira câmera de vídeo(1983).

Em 2001, a SONY com a empresa sueca ERICSSON, formando a joint-venture SONY-ERICSSON, responsável pela produção de celular. Alguns anos depois, em 2012, a SONY comprou compra a ERICSSON, criando a SONY MOBILE COMMUNICATIONS.

Entre seus produtos, os mais importantes são: Triniton: primeiro televisor a cores (1968), WALKMAN (1979), DISCMAN (1984), HANDYCAM (1985), DAT(Digital Audio Tape) (1987), MINIDISC (1991), PLAYSTATION (1994), CYBERSHOT (1996), Linha de laptops VAIO (1997), Memory Stick (1998), PLAYSTATION 2 (1999), TVs LCD BRAVIA (2005), PLAYSTATION 3 (2006), SONY BRAVIA 3D (2010) e SONY BRAVIA LED 3D (2012), PLAYSTATION 4 (2013)

Games SONY

Em 1994 foi lançado o Playstation, que vendeu 102,5 milhões de unidades e foi o mais vendido da quinta geração de videogames.

Em 1999 a SONY lançou o Playstation 2 e em 2004 o Playstation 2 Slim, uma versão mais fina e prática do console anterior. Esse produto vendeu 140 milhões de unidade até 2009.

Em 2005, a empresa lançou o Playstation Portable, que é uma versão portátil do console da SONY.

Em 2006 foi lançado o Playstation 3, que vendey 65,5 milhões de unidade ficando em 4º lugar dos mais vendidos da sétima geração de videogames.

Em 2010, em resposta ao Wii, a SONY lançou Playstation Move e seu principal concorrente é p Kinect da Microsoft.

Em 2011, a empresa lançou um sucessor do Playstation Portable, chamado de Playstation Vita.

Microsoft

 Bill Gates largou os estudos na University of Harvard, e ao lado de Paul Allen, que havia largado a Washington State University para fazer dinheiro com programação, fundou a Microsoft, no dia 4 de abril de 1975, em Albuquerque, estado do Novo México.

A Microsoft começou a decolar quando adquiriu o sistema MS-DOS, de Tim Paterson, para ser implantado em um Intel 8086. A empresa encontrou seu meio de sobrevivência com software licenciando o DOS por US$ 75 mil, e o sistema se tornou base do Windows, outro sistema operacional baseado em uma criação da Xerox.

   Até os dias atuais, em 2013, mais de 85% do mercado de computadores conta com o sistema Windows em suas diversas versões, de acordo com dados da Global Stats. Na década de 1990, com a pouca participação dos computadores tipo Mac, da Apple, e a ascensão gradual do Linux, a Microsoft tinha mais de 90% do mercado de software através de licenciamentos. O segredo do crescimento da empresa de Gates foi investir tanto em sistemas fechados, como o do Macintosh e os PCs da IBM, criados em meados dos anos 80.

 - Relação com Steve Jobs

            Bill Gates foi aliado e adversário de Steve Jobs durante mais de três décadas na área de tecnologia. As vidas dos executivos se cruzaram inicialmente no fim dos anos 1970, quando ambos criaram suas empresas (a Apple, em 1976, e a Microsoft, em 1975).

Até meados dos anos 1980, a relação entre Jobs e Gates era de colaboração. A Apple estava focada em produzir computadores e sua principal rival era a IBM. A Microsoft produzia um sistema operacional para computadores da IBM (o MS-DOS), mas também desenvolvia programas como processadores de texto e planilha para computadores da Apple. Programas como Word, Excel e Works ajudaram a vender computadores da Apple nos anos 1980.

 Apple e Microsoft ficaram em campos opostos pela primeira vez no fim dos anos 1980. O lançamento do Windows, sistema da Microsoft com interface gráfica, levou a Apple a processar a empresa de Gates, em 1988.

A Apple alegava que as convenções de uso do Windows (ícones, uso do mouse para arrastar e soltar objetos, entre outras) haviam sido copiadas do Lisa e do Macintosh, computadores lançados pela Apple em 1983 e 1984. Porém, 6 anos depois, a Apple foi derrotada.

Nos dias de hoje a Microsoft conta com além de Softwares de computador,  mas produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais. Seus produtos de software são sistemas operacionais Windows, pacote Office e o Internet Explorer.

Ela é hoje a maior produtora de softwares do mundo por faturamento.

Games Microsoft

A empresa Microsoft começou a lançar seus games em 1994. Através do seu setor “Microsoft Games”, produzia e distribuia os jogos, que inicialmente eram jogos para PC; porém mais tarde,  esse setor  ficou responsável  também pelos consoles, e o seu nome mudou para “Microsoft Game Studio”.

Os consoles da marca, começaram a ser criados em 2001, com o lançamento do console Xbox ( que competia com o PlayStation 2, da rival Sony).

Em 2002, o serviço online de jogos do console Xbox foi lançado. Ele permite que os jogadores conectem e joguem entre si , online, e utilizem de muitas funcionalidades, como criação de perfis, chats e torneios.

Em 2005 foi criado o novo console, já da sétima geração,  o Xbox 360, o qual tem como principal característica o serviço de Xbox Live.

Já em 2010, o Xbox 360 Slim veio com uma novidade : o sensor de movimentos Kinect. Essa inovação teve 67,5 milhões de unidades vendidas, foi a terceira mais vendida da sétima geração ( ficando atrás apenas do Nintendo DS e Wii).

Hoje, a empresa conta com mais um Xbox pra “coleção”, o Xbox One, que foi lançado 8 anos após o lançamento do Xbox 360, e apresenta jogos com gráficos de alta definição, superiores aos seus antecedentes, e similares ao concorrente PlayStation4.

Ad blocker interference detected!