FANDOM

Casual1

Foi-se o tempo em que, ao se falar em videogames, imaginavam-se meninos pressionando diferentes botões freneticamente enquanto os olhos se fixavam vidrados e sem piscar, à ação que se desenvolvia na tela. De uns tempos para cá, a indústria de games vem se democratizando e a imagem de que os jogos serviam apenas para divertir os nerds foi aos poucos se dissolvendo. 

Visando que as pessoas estão cada vez com menos tempo para se distraírem e relaxarem meio a tantas obrigações e preocupações, a indústria de games, preocupada em não apenas perder mercado mas em amplia-lo, reparou no grande publico de jogos como tetris, pac man, pong, paciência, entre outros antigos clássicos que possuíam um grafismo, comandos e regras básicos que com a popularização da internet, celulares, gadgets eletrônicos e, com o esforço de empresas como a Nintendo em atingir o público "não-gamer", criou-se uma indústria desses jogos casuais presente nos mais diversos tipos de aparelhos portáteis, na web e, claramente, nos próprios videogames, como o DS e o Wii.

Mas o que são os jogos casuais?

Os jogos casuais são jogos que geralmente envolvem gráficos e jogabilidade simples além de regras básicas. São jogos que não demandam que o jogador precise estudar o jogo e criar estratégias elaboradas para conseguir ter um melhor desempenho para conseguir avançar de fase mais facilmente. Assim, Os Casual Games funcionam como ótimos passatempos visto que os jogos envolvidos duram, em média, 5 minutos para que se consiga concluir uma fase- vide, Angry Birds, Candy Crush entre outros. Esses jogos também são bastante vantajosos por serem acessíveis. Eles não necessitam de consoles de difícil acesso. Podem ser jogados em celulares, tablets, laptops, além de consoles portáteis, como o Nintendo DS, podendo também serem jogados  em computadores e em alguns consoles.

Jogos Casuais x Hardcore games

Os jogos casuais com todas suas características como a simplicidade em seus gráficos, regras e jogabilidade além da fácil acessibilidade tátil como financeira se contrastam com jogos hardcore famosos por seus gráficos super produzidos, historias intrigantes e envolventes além de possuir comandos e regras mais complexas que exigem maior comprometimento dos jogadores. Os hardcore games também são jogos que exigem consoles ou computadores para serem rodados, sendo assim, pouco acessíveis.

O Mercado dos Jogos Casuais

Foram muitos os fatores que ajudaram a popularizar os casual games: distribuição pela plataforma online, baixo custo, versões demo para teste, compatibilidade com computadores básicos etc. Os jogos baseados em Flash, que não exigem instalação e são rapidamente carregados no próprio browser, possibilitando uma sessao rápida de jogo, seja em casa, no trabalho ou na escola.

A indústria de jogos casuais se fortaleceu com o impactante investimento da Nintendo, a primeira das três maiores companhia de games do mundo a reconhecer e desenvolver produtos voltados ao público casual, começando pelo portátil Nintendo DS. Com sua tela sensível ao toque, uma caneta que pode atuar como controle e uma linha de títulos voltada aos novos jogadores, como Nintendogs e Brain Age, a Nintendo conseguiu atrair um público até então nunca explorado pelas demais empresas, enquanto conseguia reter sua fiel base de jogadores.

Depois de preparar o território com o Nintendo DS, a Nintendo lançou no final de 2006 o console Wii, atraindo a atenção não apenas dos jogadores hardcore e casuais, mas do público geral e da mídia. A estratégia da Nintendo em apostar no público casual deu tão certo que, atualmente, ela abocanha mais da metade das vendas de consoles nos EUA, com a dupla Wii e DS, segundo dados da NPD.

Os Jogos Casuais não demandam um investimento tão alto. Segundo a Casual Games Association, os jogos casuais custam, em torno de US$ 100 mil a US$ 500 mil.

Com o crescimento acelerado do mercado de jogos casuais, produtoras que antes só investiam em produtos focados no público hardcore  tradicional, hoje já possuem divisões voltadas aos jogos casuais, como é o caso da Electronic Arts, Take-Two, Midway e da própria Ubisoft. Mesmo companhias que no passado tiveram prejuízos e corriam risco de falência, conseguiram se reerguer com o investimento no público casual, a exemplo da Majesco e Acclaim. 

Atualmente há mais novos casual games do que novos hardcore games. Fator dado pelo baixo custo de produção dos jogos, além de serem jogos simples e rápidos de serem produzidos e por gerarem altos lucros já que atingem uma maior fatia do mercado.

A Publicidade

Segundo dados disponibilizados pelo site Portal da Comunicação, "O  Brasil possui 27 milhões de smartphones e mais de 2 milhões de tablets. O número de dispositivos móveis irá passar a população mundial ainda em 2012. Mais de 60% das pessoas que possuem celulares os utilizam para jogar – sendo que mais da metade delas joga diariamente. Além disso, mais de 70% dos downloads em smartphones são jogos.

As possibilidades de colocar publicidade nesses jogos são inúmeras. Uma delas, e mais simples, são os anúncios normalmente oferecidos através das plataformas de publicidade móvel, por exemplo, o iAd, da Apple, e a Admob, do Google. A maioria dos jogos gratuitos mobile possui formatos de anúncios. Para citar um desses, o Angry Birds dispensa maiores apresentações – fatura mais de R$ 11 milhões mensais através deles. Esse tipo de anúncio é o que exige menos trabalho por parte do anunciante, porque ele anuncia em escala, não elegendo um jogo específico e apenas preenchendo os requisitos das plataformas."

Ou seja, além de movimentar o mercado de smartphones já que muitas pessoas sentem a falta de alguma distração e veem nos jogos a solução para o tempo livre, os jogos casuais também movimentam o mercado da publicidade online gerando grande renda para este mercado e o mercado de produtos licenciados,como veremos no próximo tópico.

Licenciamento de produtos

Casual 2

Para demonstrar o panorama de licenciamento de produtos, usaremos o case dos " Angry Birds" da desenvolvedora finlandesa Rovio Enterteinment.

Lançado em sua primeira versão em 2009, o jogo  Angry Birds logo se tornou um sucesso e assim "sacudiu" o mercado dos jogos casuais abrindo espaço para muitos outros que vieram na carona.

Para se ter uma noção  " Mais que um simples divertimento, Angry Birds se tornou uma marca bilionária. Por meio de publicidade, downloads e licenciamento dos seus personagens para todo tipo de produto – canecas, bonecos, almofadas, entre outros –, a Rovio, avaliada em até US$ 9 bilhões, criou uma máquina de fazer dinheiro. Até parques temáticos ao redor do mundo estão nos planos. "

Bruna Moreira, Barbara Doria e Matheus Carvalho

Ad blocker interference detected!